Carregando agora

O Novo Normal: Reflexões sobre a Sociedade Pós-Pandemia

O Novo Normal: Reflexões sobre a Sociedade Pós-Pandemia

Compartilhe

Introdução:

A pandemia da COVID-19 mudou o mundo em uma escala sem precedentes.

Desde o seu surgimento em 2019, o vírus SARS-CoV-2 causou uma crise de saúde global, afetando a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

A resposta à pandemia levou a medidas de contenção, como lockdowns, distanciamento social e uso generalizado de máscaras, que tiveram um impacto significativo na sociedade e na economia. À medida que o mundo emerge dessa crise, é evidente que a pandemia deixará um legado duradouro, moldando o novo normal que virá a seguir.

Antes da pandemia surgiu palavras que não conhecíamos ou que, no mínimo, não faziam parte do nosso vocabulário passaram a ser frequentes em nosso dia a dia. Antes de março de 2021, quantas vezes você havia falado em aglomeração ou distanciamento social?

Além das novas palavras, adotamos alguns hábitos como o uso das máscaras e álcool em gel. Sem contar que fomos obrigados a usar como nunca os serviços de delivery, que foram e estão sendo fundamentais nesses dias, ah… não imagino viver sem os serviços de delivery.

Andei conversando com algumas pessoas de vários bairros sobre a expressão “novo normal”: todos, sem exceção, querem ter suas vidas de volta, para poderem se relacionar, abraçar e tocar os outros, ir aos lugares sem nenhum medo e curtir a vida como sempre fizeram.

Mas elas entendem que nada será como antes, muitas coisas vão ficar para sempre, já outras também vão ficar só que, com um gostinho de dor, perda e saudade. Esse será o “novo normal”.

Costumo dizer que podemos tirar muitas lições das tragédias, da dor e a covid-19 veio para nos ensinar muitas coisas.

É claro que desejamos passar uma borracha e esquecer tudo. Mas isso não é possível.

Então nos resta aprender e crescer, mais fortes que antes.

É claro que não se deve romantizar a pandemia, no entanto, estar vivo, pronto para aprender e evoluir é sim um motivo para ser grato. Pense na quantidade de coisas que você pode aprender nesse período e, principalmente, em tudo que você ainda pode aprender. Tem gente que aprendeu a cozinhar ou cozinhar, outros se se jogaram no artesanato e nos cursos.

Vamos procurar pensar nas coisas boas que aprendemos e passamos, isso vai amenizar um pouco essa dor. Afinal de contas, o “novo normal” só fará sentido se você fizer da sua vida um belo sentido e dizer: “ei mundo, estou aqui”!

Avatar photo

Basílio Santos é um talentoso artesão, radialista dedicado e empresário visionário. Apaixonado por vinho e café, Basílio encontra alegria nas pequenas coisas da vida e valoriza as amizades verdadeiras. Com um amor inabalável pela vida, ele se destaca por sua capacidade de conectar pessoas e compartilhar experiências únicas através de suas diversas paixões e empreendimentos.

Publicar comentário

You May Have Missed